sexta-feira, 18 de maio de 2012

Os bipes da inicialização do computador

Você liga o pc, e em vez dele exibir a tela de inicialização, ele apita, ou melhor ele bipa. Quando isso acontece é sinal de duas coisas:  a primeira é de que algo não vai bem. E a segunda que a máquina tenta lhe avisar qual o tipo de problema ou qual o componente responsável pelo mau funcionamento.
Vale a pena lembrar que o computador não vai ter como te avisar se o pequeno auto-falante, que hoje em dia não passa de um pequeno dispositivo cilíndrico ligado por dois condutores ao conector onde estão ligados os cabos do painel frontal,  estiver conectado à placa mãe, vale lembrar que esses avisos não vão ser dados pelas caixas de som, porque se o PC não está funcionando corretamente as caixas também estarão inoperantes.

* SILÊNCIO TOTAL: (nenhum bipe) e nenhum sinal de vida da máquina: falta de energia (pode ser externa, cabo de força quebrado, fusível do estabilizador ou, talvez, um defeito  na fonte de alimentação do micro), CPU com defeito ou placas controladoras de periféricos mal encaixadas em seus conectores (slots).

* UM ÚNICO BIPE CURTO: tudo normal, o autoteste de partida foi realizado sem nenhum problema e a máquina deve partir em seguida.

* DOIS BIPES CURTOS: erro no chip (circuito integrado) que contém as rotinas do BIOS ou dos procedimentos internos de partida. Se o problema não for físico (hardware), uma atualização do BIOS talvez resolva.

* UM BIPE LONGO SEGUIDO DE DOIS (OU TRÊS) CURTOS: problema no controlador (placa) de vídeo.

* TRÊS BIPES LONGOS: erro de teclado.

* BIPES LONGOS QUE SOAM REPETIDAMENTE: um ou mais módulos de memória RAM estão com defeito.

*BIPES CURTOS, UM ALTO SEGUIDO DE UM BAIXO, QUE SE REPETEM: superaquecimento da CPU.
Não custa nada observar e identificar esses sinais, e pode lhe  ajudar a poupar aborrecimentos, se você precisar de identificar um problema na partida de seu micro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário