segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Computador dando choque e polarização de tomadas.


Muitas vezes sentimos um pequeno choque ao tocar a CPU principalmente partes que não são pintadas, a tinta atua como isolante, em época de chuva o problema é percebido com maior intensidade porque muitas vezes estamos com o calçado úmido o que melhora a condutibilidade. A medida mais rápida e prática é desligar o PC e inverter a posição do plug na tomada de energia elétrica, evitando que a fase (positivo) entre em contato com a carcaça do PC. Porém para acabar em difinitivo com essa situação temos de trocar a tomada por uma tripolar com a polarização correta. Muitas vezes até ja é usada uma tomada tripolar, mas a mesma não está polarizada corretamente, ou usamos um plug adaptador que também não mantém corretamente a polarização.
Vale lembrar que só usar corretamente a Fase (positivo) e o Neutro (negativo), o problema do choque vai ser resolvido, mas para uma maior segurança é muito importante usar o fio Terra, não ligando o mesmo ao negativo da rede elétrica, mas ligar diretamente à no mínimo uma haste cobreada fincada no solo, um bom eletricista instala esse aterramento com facilidade. O aterramento não evita a queima do aparelho como muita gente pensa e sim protege o usuário de choque elétrico, visto que qualquer carga, vai ser drenada diretamente para o solo por meio da haste de cobre.
As fotos dos dois padrões de tomadas tripolar em uso atualmente mostram a posição dos pinos para referência na hora da instalação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário