É o que diz relatório publicado pela Reuters, que afirma que apenas as três marcas ficarão no mercado acima dos celulares com câmera.
por Sophie Knight e Reiji Murai,via PetaPixel / Chicago Tribune
imagem de: Shutterstock A indústria de câmeras está se transformando em um mercado de duas camadas, com DSLRs Canon, Nikon e Sony no topo, e os smartphones na parte inferior, com nada no meio — afirma um relatório de Sophie Knight e Reiji Murai divulgado pela agência Reuters.
Abaixo segue o relatório, traduzido:
A Panasonic Corp. e outros fabricantes de câmeras de médio porte do Japão têm em suas mãos uma batalha para conquistar uma geração adepta dos selfies com smartphone e levá-los às mirrorless, que mantêm tal promessa desde seu lançamento, há cerca de 5 anos.
A Panasonic, assim como a Fujifilm Holdings e a Olympus Corp, têm perdido dinheiro com suas câmeras desde que os telefones celulares que tiram fotos de alta qualidade comeram o mercado de câmeras compactas. Neste ano as vendas de compactas tendem a cair mais de 40 por cento, para menos de 59 milhões, de acordo com a IDC, pesquisadora industrial.
Enquanto isso, as vendas de câmeras mirrorless — visto como um formato promissor entre compactas low-end e as SLRs, high-end— estão falando estabanadamente como compradores colocando conectividade acima da qualidade de imagem.
A queda de 40 por cento nas vendas globais de câmeras da Panasonic no período de abril a setembro e deixou a divisão de imagem vulnerável como plano de médio prazo da empresa para março de 2016, e demandas de negócios não lucrativos transformam-se ou enfrentam o machado.
“Se você olhar de médio a longo prazo, os fabricantes de câmeras digitais estão caindo e o mercado está se tornando um oligopólio”, disse Yu Yoshida, analista de imagem do Credit Suisse.
A Panasonic segurou 3,1 por cento do mercado de câmeras no período julho-setembro, ante 3,8 por cento de um ano antes, segundo a IDC. Canon Inc, Nikon Corp e Sony Corp controlaram mais de 60 por cento entre eles.
“Somente aqueles que têm uma marca forte e são competitivos em preço vão durar — e só Canon, Nikon e Sony cumprem esse critério”, acrescentou Yoshida.
Canon e Nikon dominam o mercado de câmeras SLR, enquanto a Sony poderia sobreviver a qualquer abalo graças à sua força na fabricação de sensores para um número de fabricantes de câmeras, bem como a colaboração com a sua divisão de smartphones.
A QUEDA DAS SEM-ESPELHO
Panasonic, Fujifilm e Olympus estão tentando afastar a ameaça dos smartphones cortando compactas, visando nichos de mercado, como mergulho em alto mar, e lançando os modelos mirrorless de maior margem.O formato mirrorless prometeu aos fabricantes de mercado intermediário uma área de crescimento, apesar do domínio da Canon e da Nikon em tudo, mas fechou-os fora do campo das SLRs, onde a Sony é um distante terceiro lugar. Nem Panasonic nem Fujifilm fazem mais SLRs, e a Olympus parou de desenvolvê-las neste ano.
Câmeras mirrorless como a Panasonic Lumix GM eliminam os espelhos internos dos quais os visores ópticos dependem, para que os usuários componham imagens via visores eletrônicos ou displays de cristal líquido. Isso permite que a câmera seja menor que uma SLR, além de oferecer uma qualidade de imagem melhor que a de compactas ou smartphones devido a sensores maiores e lentes intercambiáveis.
“SLRs são pesadas e barulhentas, enquanto mirrorless são pequenas e silenciosas. Enquanto algumas pessoas dizem SLRs ainda têm melhor qualidade de imagem, as (câmeras) sem espelho melhoraram até o ponto onde eles são equivalentes, se não superior,” disse Hiroshi Tanaka, diretor de divisão óptica da Fujifilm.
Os críticos reclamam que as telas LCD nunca poderão competir com a clareza de um visor óptico, e que a velocidade de tomadas de fotos é muito lenta para assuntos de ação rápida, como esportes.
No entanto, o formato mirrorless tem sido um sucesso no Japão desde que a Panasonic lançou o primeiro modelo de produção nacional em 2008, o G1. Elas foram 36 por cento das encomendas de câmeras de lentes intercambiáveis no Japão em janeiro-outubro, de acordo com pesquisa da CIPA.
Mas o formato ainda está a pegar nos Estados Unidos e na Europa, onde as encomendas compunham apenas 10,5 por cento e 11,2 por cento de todas as encomendas de câmeras intercambiáveis, respectivamente, e onde os consumidores tendem a igualar a qualidade de imagem com o tamanho e peso.
As vendas, que globalmente são menos de um quarto das pessoas de SLRs, caiu em um quinto em três semanas, até o dia 14 de dezembro nos Estados Unidos, que contou com a semana agitada de compras ‘Black Friday’, enquanto as vendas SLR subiu 1 por cento, de acordo com a NPD, outra pesquisadora da indústria.
“Gostaria de focar na característica do mercado de lente destacável, excluindo mirrorless, e focar em conectividade”, disse Ben Arnold, diretor de análise de imagem da NPD. “Como você preenche essa lacuna entre a alta qualidade de captura de foto e recursos de câmera de alta qualidade e a nuvem onde as imagens de cada fotógrafo amador vive?”
COMPROMISSO SMARTPHONE
Panasonic, Olympus e Fujifilm ainda não têm uma resposta definitiva.Os consumidores não querem conectar câmeras aos telefones, dizem os analistas, eles querem uma única interface que possa fazer o upload instantaneamente de fotografias para sites de redes sociais como Facebook e Twitter.
O compromisso da Sony é com suas duas lentes QX lançadas neste trimestre. Elas vêm com seus próprios sensores e processadores, e clipe para smartphones por meio do qual o usuário opera-os sem fio. Elas são de bolso e produzem fotografias de uma qualidade que rivaliza com a de uma câmera compacta.
“Havia um monte de desacordo interno sobre o produto. É o tipo de produto que você ama ou odeia”, disse Shigeki Ishizuka, presidente da empresa de imagem digital da Sony.
Mas a Sony parece ter se conectado com os consumidores, considerando que a demanda logo superou a produção. Alguns estão mesmo usando as lentes de forma que a Sony não tinha a intenção: colocando-as a uma certa distância enquanto pressionam o obturador em seu smartphone para tirar autorretratos ou selfies.
“Não tínhamos ideia do quanto o QX iria vender inicialmente quando o lançamos. Não definimos quaisquer alvos”, disse Ishizuka.
É uma pequena surpresa a Sony ter sido a fabricante de câmeras a quebrar o mofo do mercado, pois é a única a ter também uma divisão de smartphones rentável.
“Haviam muitos consumidores que estavam famintos por esta ação da Sony”, disse Chris Chute, diretor de pesquisa de imagem digital da IDC. “Eles esperavam que (a Sony) saísse com algo realmente inovador, quase como o Walkman (leitor de música portátil).”
(Reportagem de Christopher Cushing e Edmund Klamann)
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