domingo, 7 de abril de 2013

Dengue: Cuidados

ALIMENTAÇÃO
Como qualquer infecção viral, a dengue causa desidratação. E para repor essa perda no organismo, o ideal é que o paciente abuse dos líquidos. Nesse caso, praticamente não há restrição: água, sucos, bebidas isotônicas, água de coco, e soro caseiro são os mais indicados.
A pessoa deve evitar ingerir bebidas com lactose e muito açúcar, pois podem causar diarréia e aí, piorar o quadro de desidratação.
O paciente com dengue pode continuar se alimentando normalmente. Más muitos têm falta de apetite. Para esses o ideal é mater a hidratação e comer alimentos mais leves, como sopas ou papas, para manter o organismo nutrido.
Em alguns casos o paciente de desidrata muito. Assim, é necessário que ele passe por hidratação via soro, mas só o médico poderá avaliar se há necessidade desse tratamento.
REPOUSO
Caso os sintomas estejam fortes, ou seja, muitas dores pelo corpo, de cabeça ou fadiga em excesso, o ideal é que o indivíduo mantenha repouso absoluto.
Em alguns casos, em que os sintomas são mais brandos, o paciente pode até continuar suas atividades normais. Muitas pessoas têm o vírus da dengue mas nem sequer apresentam os sintomas.
MEDICAMENTOS
O tratamento contra a dengue é feito basicamente com analgésicos e antitérmicos. os mais indicados são Dipirona e Paracetamol.
Em hipótese nenhuma o paciente deve tomar remédios cujo princípio ativo seja o ácido acetilsalicílico e também os anti-inflamatórios. A explicação é que eles aumentam o risco de hemorragia, pois diminuem a coagulação normal do sangue.
Não existe um antiviral que mate o vírus da dengue.
Fonte: Estêvão Urbano - Médico infectologista e diretor da Sociedade Mineira de Infectologia.
http://www.combateadengue.com.br/aedes-aegypti/

Nenhum comentário:

Postar um comentário