*CÓDIGO BOMBÁSTICO (1982)
Hackers da CIA ( Agência de Inteligência ) do governo norte-americano conseguiram fazer com que o sistema de controle de um gasoduto soviético enlouquecesse e começasse a operar de forma estranha. O resultado, segundo membro da força aérea que participou da operação, foi uma das explosões mais impressionantes já vistas do espaço.
*O TESTE QUE SAIU PELA CULATRA (1988)
Um simples teste para determinar o tamanho da internet realizado por Robert Tappan Morris, estudante da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, acabou fazendo com que seu nome ficasse gravado na história como criador de uma das maiores pragas virtuais existentes. O Worm (programa autorreplicante)criado por ele saiu do controle e infectou milhares de computadores, gerando prejuízo de milhões de dólares para empresas. Além disso, o governo norte-americano foi forçado a criar um plano de contingência, que veio a ser o CERT (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança). Morris foi multado em US$10 mil e obrigado a cumprir 400 horas de serviço comunitário. Atualmente, o código fonte do worm está armazenado em um disquete exibido no Museu de Ciência de Boston.
*O PERIGOSO "WANK" (1989)
Foi provavelmenye o primeiro atque com pretenção ideológica, no caso, em prol do meio ambiente. O Wank (Worm Against Nuclear Killers ou vermes contra os assassinos nuclares) foi um worm que atingiu em cheio os escritórios da NASA na cidade de Greenbelt, nos Estados Unidos. O programa invasor fez aparecer um banner em todos os computadores do sistema criticando o lançamento da sonda Galileo (que utilizava plutônio como combustível). Dizem que a NASA gastou cerca de meio milhão de dólares para fazer a limpeza completa de seu sistema. A origem do ataque é desconhecida, mas há indícios que apontam para Melbourne, na Austrália.
*O ROUBO NA CD UNIVERSE (2000)
O hacker intitulado Maxim apropriou-se de mais de 300 mil números de cartões de crédito após invadir o site da CD Universe (famosa loja online de música). Ele divulgou sua ação no site The Maxus Credit Card Pipeline. e exigiu 100 mil dólares em espécie para destruir todos os dados. Muitos acreditam que Maxim seja do leste europeu. O caso continua sem solução.
*O MAIOR LADRÃO (2005 A 2007)
O "roubo ao trem pagador" do mundo virtual ficou a cargo de Albert Gonzalez. O hacker conseguiu roubar dados de mais de 45 milhões de cartões de crédito e débito guardados pela rede de lojas de departamentos americana TJ Maxx & Marshalls. Durante sua carreira, que durou até a sua captura pela polícia em 2008, o criminoso conseguiu acumular informações confidenciais de mais de 170 milhões de pessoas. Em 2010, o hacker foi condenado a cumprir pena de 40 anos de prisão. O prejuízo causado pelo roubo das informações não foi revelado. Porém, para se ter uma idéia do montante, apenas de uma festa de aniversário promovida por Albert Gonzalez custou US$ 75 mil.
Fonte: Revista Encontro
Nenhum comentário:
Postar um comentário