Queiramos ou não, o computador, pessoal ou empresarial, está cada vez se entranhando em nossa existência. Em todos os setores da vida moderna, ele está presente, e a tendência é cada vez mais aumentar sua participação. Somos, por natureza, imprudentes e negligentes ao lidar com a máquina. Assim, assumimos posições viciosas, incorretas e anômalas ao manipulá-lo, o que traz inúmeros malefícios, temos de recorrer à ergonomia, de modo relativamente simples: por definição, é o estudo da adaptação do trabalho às características dos indivíduos, de modo a lhes proporcionar um máximo de conforto segurança e bom desempenho de suas atividades. Segundo Primo Brandimiller (perito em doenças do trabalho), o ergonomista estuda como as pessoas trabalham, a fim de melhorar o seu conforto, a sua saúde e a produtividade. Interfere no ambiente, sua organização do trabalho, nas máquinas e na formação das pessoas. O fisioterapeuta, por sua vez, tem o mesmo objetivo, mas trabalha focado na pessoa.
Como passamos boa parte do dia diante de um computador, deve-se ter em mente como seria uma boa mesa para ele, sua localização, dimensões e características. As mesas antigas, comuns de escritório, não se prestam ao trabalho de computação, visto que são antiergonômicas. Deste modo, por imposição do mercado, surgiram vários tipos de mesa de computação, procurando atender as leis da ergonomia.assim temos no mercado vários modelos - do tipo rack, em L, semi-circular, semi-hexagonal; a de alturas variáveis; a mesa de canto para pequenos espaços. Uma boa mesa deve ter profundidade, ou seja, a distância entre e frente e o fundo da mesa, largura suficiente, altura, espaço para as pernas sob a mesa e flexibilidade para modificar a disposição dos equipamentos, acessórios e espaços para o trabalho. Deve ser feita de material antirreflexivo e que permita fácil limpeza, de cor neutra, suave e com as bordas da mesa arredondadas, para não comprimir músculos, nervos e vasos sanguíneos do antebraço e do punho.
A mesa do computador é fundamental para uma postura correta. O tampo principal deve ser amplo, para caber o monitor, e todos os acessórios, e a altura do solo, ter pelo menos 75cm. Deve ter um tampo acessório, mais baixo, regulável , móvel, a 65cm do solo, onde deverão ser colocados o teclado e o mouse no mesmo nível. Algumas mesa têm uma parte mais elevada, ode coloca o monitor,e outra ainda mais elevada onde se colocam a impressora e os demais elementos. Deve ter um local para colocar a CPU, uma ou mais gavetas ao alcançe das mãos, onde se deposita o material de escritório. Um amplo espaço para colocar as pernas e os joelhos , confortavelmente, é importante. Em suma, para evitar as moléstias decorrentes do uso inadequado do computador, são necessários vários cuidados, principalmente o uso de uma mesa ergonômica. O investimento não é alto e os benefícios são evidentes em longo prazo, com a satisfação do usuário e a prevenção das doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (Dort), além do consequente aumento da produtividade.
*Eduardo Amaral Gomes
Médico Ortopedista e Traumatologista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário