sábado, 21 de abril de 2012

USO CORRETO DO MONITOR



Em primeiro lugar, o trabalho confortável de computação, em relação ao monitor, será indissoluvelmente ligado à iluminação. A iluminação ideal para se trabalhar com o computador é a luz natural. A tela do computador deve ficar perpendicular a uma ampla janela, para ela não entrar no campo de visão nem causar reflexos na tela; a luz da janela não deve incidir diretamente sobre os documentos. Quando se usa luz artificial, as luminárias-padrão devem ficar no teto, uma à direita e outra à esquerda, um pouco distante do tampo lateral da mesa de trabalho, estando o computador no meio, O trabalho dos olhos, obviamente, está direcionado aos principais campos de visão: tela, teclado e documentos. O ambiente deve ser neutro, bem como o acabamento das paredes; o mobiliário não pode refletir a luz; deve haver o mínimo de barulho. Deve -se, também, regular a intensidade da luz do monitor, observando-se o brilho e contraste. O excesso de luz é prejudicial, pois ela é refletida nos documentos de cor branca, dificultando a leitura e a escassez de luz cansa os olhos. A não observância dos detalhes de luminosidade, bem como as condições ambientais desfavoráveis, podem levar à síndrome da visão do computador, também chamada de síndrome do olho seco, caracterizada por fadiga visual, lacrimejamento, ardência, sensação de areia nos olhos, vermelhidão, vista embaçada, fotofobia e dor, entre outras.
Quanto à posição correta do monitor, o ideal é que o topo da tela esteja na  altura dos olhos. Quando o usuário está  assentado, com  a cabeça e o pescoço na vertical, em uma posição confortável, é desejável que a tela fique na chamada zona do conforto da visão, devendo a borda superior  da tela ficar na mesma altura dos olhos, em uma linha horizontal. Se o monitor ficar abaixo ou acima dessa linha horizontal, os músculos da nuca assumem uma posição anômala, causando desconforto e dor. O monitor deve ficar cerca de 50cm a 65cm do rosto, correspondendo à medida de um braço estendido até a tela do monitor, estando o usuário assentado. Se necessário , pode ser usado um suporte sob o monitor, para ele ficar mais elevado e ajustado à altura dos olhos.
Para evitar reflexos , deve-se ter uma inclinação de 10 a 20 graus no plano sagital. Para copiar documentos leves  ou folhas de papel, deve-se usar  um suporte para documentos com braço articulado e flexível,  devendo ficar na mesma altura do monitor. Documentos pesados, como um livro, devem ficar em um suporte ajustável sobre a mesa, com uma inclinação de 45º  a 60º. Para leitura de documentos ou livros, pode ser necessário um foco auxiliar de luz, suave e que seja direcionável, devendo-se evitar os reflexos na tela ou ofuscamentos. O suporte articulado deve ficar à esquerda ou à direita do monitor. Colocar os documentos diretamente sobre a mesa sem suportes é a posição mais inadequada para a leitura e cópia. Seguindo-se essas orientações, moléstias - como o famoso distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho (DORT) - serão evitados e o computador será visto com bons olhos, literalmente.

*Eduardo Amaral Gomes
Médico ortopedista e traumatologista

Nenhum comentário:

Postar um comentário