domingo, 8 de abril de 2018

Companhia Força e Luz São Sebastião - Usina Melo Viana

Nossa região de Raul Soares, tem muitas belezas naturais, as margens do Rio Matipó sempre nos proporcionam belas vistas em um clima mais agradável, um ar mais puro, gostoso de respirar, a gente sente o bem que isso nos trás, hoje vou falar um pouco de um empreendimento que pessoas nascidas depois dos anos 70 dificilmente se lembram, eu tive a oportunidade de conhecer no auge de seu funcionamento, localizada em um lugar muito bonito, a Usina Hidrelétrica, vamos mostrar alguns detalhes da mesma.
A Pequena Central Hidrelétrica Melo Viana é a antiga usina construida no leito do Rio Matipó, em de Raul Soares-MG, nas coordenadas geográficas 20º 07’ 30” de latitude sul e 42º 24’ 10” de longitude oeste, a 57 km de sua foz com o rio Doce, era operada pela Companhia Força e Luz São Sebastião.
A PCH - Melo Viana, hoje totalmente em ruínas, entrou em operação em 1933 com duas turbinas, e em 1957 foi incorporada uma terceira turbina aumentando a capacidade total instalada para 1,44 MW. Nos anos 1979-1980 uma enchente de grande porte rompeu a barragem e inundou a casa de força, danificando todos seus equipamentos mecânicos e sistemas elétricos, e desde então, nestes quase trinta anos, a usina está totalmente parada.
Para a época a Usina era relativamente grande, em dias atuais por exemplo a capacidade de 1,44MW é suficiente para manter 120000 lâmpadas de led de 12W ou 24000 televisores led de 60W cada um.









Nenhum comentário:

Postar um comentário